Engenharia Social

Engenharia Social
O que é Engenharia Social?
Kevin Mitnick
Quem é Kevin Mitnick
Saiba tudo nesse post

Engenharia Social, o que é engenharia social? Na verdade esse é um nome bonitinho usado pelo Cyber Criminoso na internet, ele nada mais é que 171 da internet que usa de seu conhecimento para tentar tirar informações de uma pessoa, ou seja, de alguma forma a pessoa que está utilizando engenharia social quer de alguma forma tirar proveito de sua vitima.
Os Crackers utilizam muito a engenharia social para conseguir informações privilegiadas de uma empresa ou pessoa, e como falar de engenharia social sem falar do maior cracker que já existiu Kevin Mitnick.
Kevin Mitnick cometeu vários crimes e sabia utilizar engenharia social como nenhum outro, ele começou burlando o sistema de cartão de ônibus conseguindo passagens gratuitas conseguiu invadir corporações, redes e alguns departamentos importantes do governo.
Kevin foi preso em 1995 pegou cinco anos de prisão e três em liberdade condicional onde nem podia chegar perto de um computador. Depois desse tempo ele começou a utilizar seus conhecimentos para coisas licitas até criou uma empresa de segurança da informação.
Outro bom exemplo de engenharia social foi um caso que ocorreu em uma empresa: Um cracker queria pegar informações da mesma então ele tentou usando técnicas de invasão pelo computador e não conseguiu, em seguida tentou ligar para um determinado setor da empresa se passando por uma pessoa do suporte técnico e falou com uma secretária pedindo para que ela informasse suas senhas de acesso para que ele resolvesse um problema no sistema, mas ela se recusou ai ele fez a ultima tentativa foi até a empresa e conversou com outra secretária como se só quisesse algumas informações, ao final da conversa ele deixou um pendrive encima da mesa com uma etiqueta escrito confidencial contendo um auto-run (um programa malicioso como um vírus que executa sozinho sem que precise clicar nele) quando ela viu o pendrive escrito confidencial ela colocou no computador para ver o que continha e o programa se auto executou, roubando as senhas dela e passando para o cracker. Ele conseguiu instigar a curiosidade dela para que ela usasse o pendrive utilizando a engenharia social.
 A foto da postagem é do filme “Prenda-me se for capaz” uma boa referencia para quem quiser saber mais como utilizar engenharia social.

Se ficar alguma duvida podem perguntar.
Fiquem ligados e estudem sempre.